Um ano celebrando a soberania de Deus

Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! (Romanos 11:33-36)
Enquanto estudava no Seminário Presbiteriano de Brasília, o Rev. Marcos Alexandre, atual reitor do SPB, dizia aos seus alunos que o texto mais difícil da Bíblia era os capítulos 9, 10 e 11 do livro de Romanos. De fato, nestes capítulos o apóstolo Paulo trata de temas tão profundos, que ele simplesmente fecha o capítulo louvando a Deus e apontando a profundidade de Sua sabedoria e conhecimento.

E qual o assunto que desperta tanto louvor e que fala tanto da profundidade do conhecimento divino? Engana-se quem pensa que é a predestinação. Na verdade, Romanos 9 a 11 trata do tema que domina toda a Bíblia e deve dominar a vida de todos os cristãos: a soberania de Deus.

O Deus Soberano controla tudo o que acontece. A Ele pertencem todas as coisas (dele), Ele controla todas as situações (por meio dele) e faz com que tudo se encaminhe para o fim definido por Ele (para ele). O decreto da predestinação, o destino de Israel, o fim do mundo, a pregação do Evangelho...tudo isso são apenas manifestações do exercício deste poder divino.

Ótimo livro sobre a soberania de Deus, escrito pelo batista A W Pink
Porque Deus é Soberano, o objetivo central do mundo e da História não é a felicidade dos seres humanos, mas sim a glória do Senhor. É também por este motivo que reconhecemos que Ele tem o poder de definir o que é certo e errado, por meio de sua Lei. Mais do que isso, a salvação pela graça, por meio da fé, como fruto da pregação do Evangelho...tudo isso se sustenta única e exclusivamente na escolha divina de que este é o método justo e apropriado para a salvação da humanidade. E não paramos aí: porque o Senhor é o Rei Supremo, Ele tem o direito e a capacidade de governar cada ato da História, desde a crucificação de seu Filho até a roupa que você escolheu para vestir hoje.

Hoje confunde-se calvinismo com predestinismo. Mas a verdade é que ser calvinista (ou reformado) é muito mais do que acreditar nos cinco pontos. A doutrina reformada mais importante é a da soberania de Deus sobre todas as coisas. Esta é a base não só dos cinco pontos, mas de toda a prática dos que se identificam com os ensinos de João Calvino.

João Calvino: ele ensinou muito mais que predestinação.
O 5 Calvinistas nasceu há um ano, no dia em que se comemora a Reforma Protestante: 31 de outubro. Nestes 12 meses, foram 136 posts que buscaram, de uma forma ou de outra, falar sobre a soberania de Deus. Uma soberania que não é apenas teológica...por isso também falamos aqui sobre política, lógica, ética e até damos umas pitacadas sobre economia e cultura. Para este segundo ano, esperamos escrever mais...e sobre mais assuntos. Afinal, como calvinistas, entendemos que Deus deve reinar sobre todas as esferas da vida humana. Inclusive sobre aquelas onde o mundo acha que os cristãos deveriam ficar calados.

O nosso objetivo? Continua o mesmo. Fazer com que Deus, e somente Ele, seja glorificado cada vez mais.

SOLI DEO GLORIA!

1 comentários:

Rafael Lione disse...

Muito mais que lindo, maravilhoso e profundo, que nosso Deus noa ensine a andar e agir tendo a consciencia de que Ele reina soberanamente acima de tudo e de todos!
SDG

Postar um comentário

 

About You!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras id arcu nulla. Donec eu risus nisl, id cursus justo. Proin non mauris enim, eu suscipit libero. Fusce eget nunc nibh. Integer elementum consectetur sagittis. Quisque adipiscing auctor risus, id vulputate eros auctor vel. Vivamus pellentesque arcu vel libero eleifend sed aliquam

Free CSS Template by CSSHeaven.org TNB