Ainda em tempo de eleições (sobre idiotas e as esquerdas)…

Publicado originalmente no RVJ. Aqui, tendo este blog mais alcance que o meu pessoal, e sendo o objetivo deles diferente, cabe um acréscimo… Não existe um voto conservador nesta eleição, pois tudo o que está aí é esquerda. O discurso que PT é esquerda e PSDB é direita é factóide (infelizmente tido por verdade). Entre Serra e Dilma fico com Serra não porque seja uma opção melhor, mas porque ele agride menos minhas convicções cristãs (e também minha inteligência). De todo modo, não é sobre eleições que este texto fala. Só a menciono no título pois há convicções políticas envolvidas e as eleições ocorrem amanhã. O texto trata mesmo é dos idiotas e das esquerdas.

---------- x ----- x ----- x ----------

Sou conservador. Mesmo que isso signifique apenas oposição ao que se chama progressismo por aí. Mesmo que isso signifique apenas oposição às esquerdas e seu intelectualismo que é, no máximo, afetação de pensamento. Pois sei do seu encanto que é tão atraente quanto falso. Sei o que esta aberração é capaz de fazer com as mentes humanas, mesmo as que ainda mantém algo de sua agudez. Tenho visto em discurso apaixonado este tipo de idiota útil.

Porém agora tenho também visto a ação dos idiotas úteis religiosamente doutrinados. E isto tem me espantado sobremaneira. Tenho conhecido trabalhadores impregnados de palavras que não entendem, tenho visto sindicatos raivosos em uma luta por interesses que, dizem eles, são os de seus representados, os mesmos iludidos e enganados trabalhadores que não sabem o que estão dizendo, e tenho visto decisões judiciais que rasgam acordos e leis para satisfazer tais interesses…

É tudo muito mais feio e cruel do que pensamos. Desde o trabalhador ignorante que não percebe que o bem estar seu e de sua família depende da saúde da corporação a que pertence até a juíza que comprou a verdade de Marx a despeito de qualquer justiça (que tem de justo na Justiça afinal?) e atende aos caprichos de um sindicato doente. Conhecemos a corrupção devida a jogo de interesses, pensamos, pois a vemos o tempo todo nos noticiários. Mas coisa bem diferente é vê-la ao vivo e em cores. Isso não é para qualquer estômago. Tudo é muito difícil de engolir e o meu está embrulhado e por pouco estou a por tudo para fora.

O que aconteceu comigo neste lapso entre os discursos de um tipo de idiota útil para os outros? Saí dos livros e do debate virtual para o chão de fábrica. Tenho procurado servir na gestão de uma empresa arcaica e em dificuldades financeiras. Gestão que busca trazer de volta ao mercado um gigante adormecido que sustenta cerca de cem famílias. Então muitos destes que dependem do gigante, orientados pelo sindicato local, lutam contra toda tentativa de despertá-lo. Acreditam eles que seus recursos são inexauríveis e sua obrigação é lhes dar tudo o que tem em troca de muito pouco trabalho.

Enoja-me ouvir de um belicoso Chico (não o famoso, embora não espere discurso diferente de sua boca) que o sindicato (do qual ele parece ser dono) deseja apenas o bem estar dos funcionários e um clima amistoso entre todos. Deveria ele, se tais palavras são sinceras, lutar para manter seu sustento e parar com toda animosidade de seu discurso raivoso. Ah, mas é claro: ele tem estabilidade! Quando os demais se darão conta dos reais interesses do Chiquinho? Provavelmente quando for tarde demais, sentados em seus sofás, sem função e sem dinheiro, seja porque o gigante morreu, seja porque acordou… Ah, e como torço para que ele acorde!

Porém, o que mais me espantou e enojou foi mesmo a juíza marxista. À parte de argumentos incrivelmente fracos de advogados e dela própria, ainda era de se esperar que o que está escrito prevalecesse. Como sou ingênuo! “Não é o que está escrito, mas o que eu penso é que vale, de acordo com os interesses gramscianos do sindicato” (de fato: que há de justo na Justiça?). Audiência de conciliação? Pois sim! Aquilo não foi além de um palanque para um discurso político e, ainda mais que isso, de um orgulho narcisista. Temo que ainda teremos aqui muito deste espaço para a propagação da mediocridade e do erro.

Enfim, talvez isso tudo não passe de um desabafo pessoal de alguém que está cansado de lutar em favor de muitos que se opõem a ele, de alguém que sente estar a dar murros em ponta de faca (confesso que isto muito me lembrou o trabalho pastoral, de certa forma: muitas ovelhas não sabem o que é bom para elas; a diferença é que ovelhas, se são ovelhas, conhecem o Pastor)… Seja como for, aquilo que eu já sabia por pensar, tenho agora confirmado por viver. E tudo depõe para que eu radicalize contra aqueles que se dizem cristãos e esquerdistas. Ou são uma coisa ou outra. Pois a Verdade não está em Marx, nem a Santidade nos métodos e discurso daqueles que o seguem, qualquer que seja seu tipo de “progressismo”. Cristão não é idiota!

SDG!

4 comentários:

Helder Nozima disse...

Roberto,

Muito próprio o seu texto...e o seu acréscimo também. Os conservadores não foram representados nessa eleição. O voto no Serra não é um atestado de concordância plena com seus ideais e propostas...mas sim a constatação de que a opção contrária pode ser muito pior.

A luta que você está passando com o sindicato pode ser comparada, em certo grau, com o funcionalismo público. Por conta da estabilidade, os funcionários querem mais e mais...ignorando que assim estão prejudicando o país...e o fato de que quem mantém o Estado são os trabalhadores da iniciativa privada.

Mas a ignorância é uma escolha. Seja na igreja, na fábrica ou no Estado, a ignorância do que é verdadeiramente bom é fruto da escolha das pessoas em não se envolverem, da recusa de estudarem ou se informarem para decidir o próprio futuro...fruto do pecado do comodismo no qual tantas vezes nós caímos. Daí a nossa situação.

Graça e paz do Senhor,

Helder Nozima
Barro nas mãos do Oleiro

Preso por fora disse...

Irmão, é triste ler as suas palavras, sorte sua de não ter nascido pobre... É por motivo do interesse de grandes empresas é que tem trabalhadores que realmente não sabem o que falam! O que tem de errado trabalhadores lutarem por seus direito e para, também, que tenham mais direitos? Dilma e PT são de esquerdas. Irmão, vc tem que estudar mais um pouquinho! Dilma e PT estão logíssimos de ser de esquerda! Passam realmente muito longe! Abraços!

Preso por fora disse...

Mano, vamos recapitular, pois escrevi com muita pressa. Quando usei a frase de vc não ter nascido pobre, foi apenas uma força a mais para realçar o que talvez você não saiba sobre movimentos sociais. Não sei se você nasceu pobre, sequer posso deduzir! Se a indústria, empresa... seja lá o que for, me pagar de forma justa, se ela tiver uma política justa sobre valor do trabalho, serei grato. Não tenho problema quanto a isto? Poe que chama Dilma e PT de esquerda se não o são? Esquerda é o meu partido PSOL,é o PSTU, PCB, PSTU. Partidos como PSB, PDT, PT, PCdoB estão bem longe de serem socialistas e/ou comunistas! O que é que o Srº teria contra a economia Socialista, sendo pois a mesma também é capitalista, só que CAPITALISMO DE ESTADO? Por favor não me trate com estereótipos, rs! Não sou barbudo, não me visto de vermelho, rs, não sou ateu, naõ gosto de Che Guevara ou Fidel Castro, tenho afeição a Teologia da Libertação, porém abominando a sua sotereologia! Por favor, me trate com calma pois não tenho tanta informação devido a minha idade ( 20 anos), sei que me respondeu proporcional a maneira que escrevi. Foi mal! Abraços!

Preso por fora disse...

Não sei, mas estou achando que esta conversa pode acabar se estendendo, pois em toda resposta que o Srº me dá vejo motivo para explicações, rs! Irmão reformado, tenho quase tudo contra o Estado,da idéia de Estado, muito mais ainda quando o mesmo se propõe a ser 'ABSOLUTO", motivo de gargalhada e repressão ao mesmo. Dentre todas as categorias de socialismo eu mais creio naquela denominada de socialismo libertárioe me misturo-a ao meu gosto ao anarquismo pacifista, anarquismo cristão... Como prova a história, o Estado absoluto é tão e/ou mais contraditório que o capitalismo como opressor. Acho que só o Marx e seus idólatras é que não enxergam uma piada tão grande quanto esta. Mas por que minha idéia de de Capiatalismo de Estado? Bom, é o que acredito que mesmo estando longe é o que está mais perto de nossa realidade, principalmente na América Latina. Você como eu não deve ser economista, mas deve ser curioso como eu, porém mais experiente, tem muito mais tempo de leitura que eu. Porém, o Srº não acha que seria mais justo um limite de riqueza e de propriedade de terra, já que não é totalmente mérito do dono, mas em cima do trabalho de muitos? Quando falo disto, não falo contra a propriedade privada, sou a favor da propriedade privada. Tão a favor que por isso mesmo quero que todos a tenham. Em nosso país, 53 % das terras são de latifundios, isto é, metade do Brasil!!! Não acha isto alarmante? E o que dizer de que 46 famílias tem 70 % do PIB brasileiro? E alguém poderá me dizer:_ mas faz parte do sistema econômico em que vivemos!- Mas por num é exatamente por saber disto que estou reclamando? Tal como eu, entendi que anti-capitalista vc é! A mordomia cristã está para além do assistencialismo que a "igreja" faz para dizer que fez! O governo deveria estar para além também da bolsa-família do PT ( que SOCIALISTA não é!) e todos estes tapa-buracos dos efeitos do próprio sistema. O Sr. verá claramente que a classe média de nosso está baixando o padrão e quando esta acordar a história se repetirá, fará a cabeça dos menos instrídos para fazer enxergar o que está acontecendo.Porém a mesma não aceita posições que vão de encontro com a raíz, que não mexeriam nas mesmas. A classe média tem probleams com a dita "esquerda", por motivo de que o dinheiro base para o assistencialismo do PT vem da Classe média. Deveria vir da elite. Por isso que se sente traída e enganada...

Postar um comentário

 

About You!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras id arcu nulla. Donec eu risus nisl, id cursus justo. Proin non mauris enim, eu suscipit libero. Fusce eget nunc nibh. Integer elementum consectetur sagittis. Quisque adipiscing auctor risus, id vulputate eros auctor vel. Vivamus pellentesque arcu vel libero eleifend sed aliquam

Free CSS Template by CSSHeaven.org TNB